segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O Mestre

Por muito tempo eu fui um otário. Mas agora eu vou falar.
Eu era só um moleque sem qualquer perspectiva de vida, ou era isso que eu achava. E o Eduardo um dia me encontrou, no canto da sala de aula lendo um livro... Hemingway eu acho. Me perguntou se eu estava gostando, eu abanei a cabeça respondendo que sim, ele sorriu de volta, com os olhos brilhando e voltou sua atenção ao resto da sala pra qual dava aula. Então eu percebi que alguém finalmente tinha percebido que eu existia. E pelo jeito eu e o Professor Eduardo tínhamos algo em comum.

Com todos os meus problemas de auto-estima, eu percebi que seria difícil me aproximar de Eduardo. Mas aí, então ele se aproximou. Veio com um exemplar de "O Cheiro do Ralo" pra eu ler, e eu fiquei fascinado não só pela história mas também pelo ato. Então viramos amigos, eu com meus 17 anos e ele com seus 34. Conversávamos pouco mas Eduardo sempre foi diferente comigo em detrimento dos outros alunos. Em geral ele dava palpites e tecia suaves comentários aos outros alunos, mas a mim, eu tinha relatórios completos sobre a sua vida.

Certo dia ele me chamou para uma conversa de homem para homem, eu estava próximo de completar 18 invernos. Me perguntou o que eu queria ser da vida, me disse o passo a passo e depositou toda confiança em mim.

Muito dele está em mim, inclusive o medo do fracasso. Por mais incrível e amado que Eduardo seja, o trauma de ser quem ele é, não é desejado por ninguém. Um homem que nunca se casou, que mora com a mãe, que sonha em ter filhos mas sabe que não os terá, e cuja a maior perspectiva de vida é ficar velho, se aposentar e morrer, talvez tenha consciência de que seu maior legado na Terra sejam seus alunos, e aqueles que como eu, acharam o caminho certo.

Então, tal qual um legítimo mestre, ele some. Percebe que existem outras andorinhas que precisam aprender a voar, se abdica de realizar os seus próprios sonhos para se dedicar a confiar nos sonhos e talentos de garotos sem perspectivas como eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário