segunda-feira, 20 de outubro de 2014

mania de gente doida: trilhas sonoras

A mania incessante de arranjar trilhas sonoras alternativas: eu domino essa arte.

As nuances que delimitam uma história e os detalhes que fazem de uma boa música a contadora de uma história ficam claras e as relações surgem fáceis. E isso se aplica a episódios vividos também, um exercício musical diário e divertido.

Enquanto lia Dom Casmurro, mil anos atrás, não deixava de imaginar uma música com banjo e qualquer coisa de sopro. E então, um dia eu ouvi "Elephant Gun" do Beirut e no mesmo momento pensei "é essa a música do Dom Casmurro".

E porque acho que "La Vie a 2" do Manu Chao é a trilha perfeita de Orgulho e Preconceito da Jane Austen? Porque, já repararam na forma deliciosa como Mrs. Darcy fala? Como ele move os lábios? É quase da mesma forma que se deve fazer para cantar a tal La Vie a 2.

E como não pensar em Gitâ cantada pela Maria Bethânia quando se anda no centro velho, com os cabelos sendo levados?

E porque seria então diferente que minha trilha alternativa para "Feliz Ano Velho" do Marcelo Rubens Paiva fosse "Meu mundo e nada mais" do Guilherme Arantes?

E as voltas que um trem da até chegar em Guaianazes, eu sempre relaciono a "Monólogo ao Pé do Ouvido", Chico Science e Nação Zumbi.

E "Comédia da Vida Privada", cara, isso é muito brega! Eu relaciono a algo tão brega quanto: "Frisson" do Roupa Nova. Somos todos bregas.

E um dia na cama, abraçado a alguém, me faz sentir uma boneca dessas de caixinha de música, e eu logo penso em "Tatuagem", Chico.

E tem aquela clássica, aquela que é a trilha da sua vida. Infelizmente, a minha música principal da trilha sonora da vida vive mudando. Agora ela é "Por que é proibido pisar na grama" do Jorge Ben Jor. É engraçado o jeito que estas coisas surgem claras na mente, de acordo com o tanto de fatos repetidos na rotina doida. Me flagrei mais de uma vez pensando em porque eu deveria seguir regras, se todas as minhas intenções eram boas.

Vira uma insanidade as vezes, mas quase sempre me mantem na linha, este hobbie retardado que eu inventei. Certa vez quando era criança e idiotamente fascinada por Harry Potter, sabia que a trilha de "HP e a Ordem da Fênix" deveria ser "Paranoid Android" do Radiohead. Mas não foi, e eu fiz uma montagem ridícula usando um aparelho de som, uma tevê e um aparelho reprodutor de DVD.

"Drão, os meninos são todos sãos, os pecados são todos meus" trilha sonora da escrita desta crônica anacrônica. Divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário