sexta-feira, 17 de julho de 2015

O  CAPITALISMO está funcionando?

PIB (Produto Interno Bruto)

PIB= C+I+G (X-M)
C= consumo interno
I= investimento produtivo
G= gastos do governo (GASTOS PÚBLICOS)
X-I= exportação – importação

 Começamos pelo I:

Quando se pensa em investimento produtivo, é bom lembrar que está em jogo grande quantidade de dinheiro, tal investimento, cito como exemplo: indústrias automotivas,telecomunicação, alimentícias, ou seja, se você é um mero proletariado com toda certeza não será um investidor produtivo.

G e de carona C:

Quando o governo realiza gastos públicos ex: obras do PAC, COPA DO MUNDO, BOLSA FAMÍLIA entre outros, ele aquece o poder aquisitivo das famílias, com isso a demanda por saciar as vontades individuais de cada qual aumenta, onde as empresas passam a produzir mais e também elevam seus preços, mais uma vez o sonho de mobilidade social sofreu uma maquiada, pois o poder aquisitivo do proletariado melhorou, mas as empresas responderam à altura.

X-M:

Sendo o Brasil adepto da moeda real e exportando no dólar, logo chegamos a conclusão de que exportar nos é mais favorável do que importar. Favorável a quem?

Mais uma vez voltamos no I, quem são os donos dos meios produtivos?

Pois é, mais uma vez você proletariado e simpatizante do capitalismo, como única verdade absoluta fica de fora e, só lembrando, quando você importa está aquecendo o comércio de outro Estado (país).

“Então é errado eu ficar feliz com a grande exportação do meu país?”

Jamais, como capitalista, no entanto, assalariado, não só pode como deve ficar feliz com a exportação, pois assim você garantirá o leite de seu filho no quinto dia útil.

“Mas o capitalismo me proporciona mobilidade social, eu posso muito bem montar meu próprio negócio ter sucesso  e ser também um investidor produtivo”

Nosso governo também capitalista, exige da pessoa natural (física) uma PJ (pessoa jurídica), ou seja, sim, você pode montar seu próprio negócio neste país por fama de paraíso dos tributos, no entanto, terá que ser sócio do governo, lembrando que, neste negócio o governo entra apenas com os lucros que é os impostos altíssimos que iniciará pagando a ele por seu doce sonho capitalista.

Infelizmente ou felizmente, 90% das pessoas que hoje são investidoras e um dia foram meros proletariados, caminharam no início de seu sonho capitalista às margens do governo, sendo você um cidadão de bem, dificilmente com pouco capital decolará no mundo capitalista, não irá correr o risco de ter seu negócio embargado pelo governo. Mais uma vez seu lindo e intocável sonho capitalista te traiu.

Nota: O capitalismo está para quem é rico, assim como restos está para o pobre, o Estado de Direito só tem causado desigualdade social, deixando o pobre miserável, o rico cada vez mais rico e opressor. Muitos dizem que mudar de vida está ligado a vontade pessoal quando se trata de capitalismo, mas quando nos deparamos com a realidade das favelas brasileiras entendemos que o buraco é bem mais embaixo, um pai de família com seis filhos que trabalha o dia inteiro e não consegue por o leite na mesa, os filhos que vão para escola, mas na realidade estão ali mais para comer do que realmente estudar uma vez que nem comida tem em casa, o crime que esfrega ostentação nos rotos destas crianças. Não podemos generalizar, sabemos que algumas pessoas ainda conseguem deixar essa casta, mas é com um esforço sobrenatural, pois o governo que deveria promover igualdade e integração social está muito ocupado negociando com os senhores que detém o meio produtivo.
Este texto não fora elaborado em prol do socialismo, pois tanto o socialismo como o capitalismo se provaram ineficientes na prática, Não podemos crucificar Adam Smith (pai do liberalismo econômico) e nem Karl Marx  (socialista), ambos foram grandes sociólogos, filósofos dos séculos XVIII e XIV, de ideologias diferentes é claro, mas que sem sombra de dúvida influenciaram e influenciam e muito na economia mundial.
As pessoas declaram ódio ao socialismo usando Cuba  e URSS como exemplos, mas não conhecem o socialismo em tese, pois saberiam que os lideres dos países que aderiram o plano, não o fizeram como manda a cartilha. Existe também a probabilidade de um capitalismo mais humano, mas para isso, o governo precisa ser menos capitalista para que o povo se beneficie com o capital!

Obs:
Aos que gritam ao chefe do poder executivo: “Fora seu comunista de merda”

O comunismo seria uma evolução do socialismo, no comunismo não há presença de poder soberano, neste todas as pessoas viveriam em paz e sem regras regulamentadoras, sim, era um sonho utópico do Marx que nunca fora colocado em prática, a soberania sempre se fez presente em qualquer Estado, (uma vez que Estado é constituídos de três elementos fundamentais: povo, território e poder soberano).



Nenhum comentário:

Postar um comentário